sexta-feira, 3 de março de 2017

ESCLARECIMENTO SOBRE A MINHA SAÚDE.


Todos os meus amigos, particularmente mais velhos, grande parte deles desde os tempos de Escola, sabem do meu problema com o “cigarro”. Fui fumador até aos meus 25 anos e por promessa minha, deixei o cigarro antes do meu filho mais velho nascer, o que perfaz exactamente 49 anos que deixei o fumo. Há 5 anos quando me diagnosticaram o Linfoma Axial, a TAC mostrava claramente o “estrago” feito durante os pouco mais de dez anos de fumador. Até aqui tudo como as pessoas normais e fumadoras. Cinco anos após ter deixado de fumar, devido ao aparecimento de temperaturas a rondar os 37,5º e após exame no Instituto Ricardo Jorge, é-me dito ser o 5º classificado, a nível nacional, com Alergia à Nicotina. Pensei para comigo; agora já vens tarde, pois há muito que deixei de fumar. Não podia estar mais enganado. Tive que deixar de frequentar cafés, bares, discotecas, enfim, tive de deixar de fazer a minha vida normalmente como todos vós. Pensei para comigo; bom, vou deixar estas coisas de lado mas vou fazer a minha vida o mais normal possível. Puro engano. Mesmo sabendo do meu problema, as/os meus amigos ainda brincam atirando umas fumaças para cima e rindo. Pois é, por tudo isso na 3ªfeira de Carnaval recolhia a casa, onde ainda me encontro e desta vez deu demasiado forte, quase obrigando a uma ida de urgência a um Hospital. Neste momento, já a tomar a respectiva prescrição da minha Médica de Família, Dr.ª Rosário Monteiro, o problema ainda não terminou. Creio que mais dois dias e já poderei sair, mas e lá vem o mas, amigos e conhecidos não estranhem o meu comportamento a partir de agora; se vir ou sentir alguém a fumar, vou afastar-me o mais rápido possível, não sendo isso um acto de pouca educação, mas tão-somente a minha própria protecção. Agradeço a todos aqueles que nos contactaram sobre o meu problema. Muito obrigado.

2 comentários: