quarta-feira, 20 de julho de 2016

ASSIM SE TRATA A CULTURA EM PENICHE.

Em relação à publicação do passado dia 18 com o título “OPINIÃO PESSOAL” sobre o traje feminino do nosso Coral Stella Maris de Peniche, tenho recebido várias respostas por mail, que me levaram a fazer algumas reflexões repetindo esse texto, com a única intenção de dar conhecimento ao maior número de Penicheiros sobre o verdadeiro estado da cultura na nossa Cidade.
 
Peniche 19 de Julho de 2016

Ora aqui está uma resposta que, além de esclarecedora, nos informa sem rodeios, como em Peniche funciona a cultura. O Coral Stella Maris de Peniche reúne um grupo considerável de pessoas que, publicitam Peniche, que representam Peniche, que levam o nome de Peniche aos quatro cantos de Portugal, pagando do seu bolso (do bolso de todos os Coralistas) as despesas inerentes à sua deslocação. Cabe na cabeça de alguém que exista um Grupo Coral que, a suas expensas, façam publicidade a uma Cidade? Cabe na cabeça de alguém que cada coralista tenha pago do seu bolso mais ou menos 200 euros para ir representar Peniche aos Açores? Cabe na cabeça de alguém que o Coral Stella Maris tenha actuado na Fortaleza de Peniche, a pedido e de acordo com a Câmara Municipal, para poderem integrar uma classe de ballet, em detrimento da habitual actuação na Igreja de São Pedro e a iluminação e o som tenha sido pago pelos coralistas? Tal como eu, estou certo que a maior parte dos Penicheiros, desconhecem que, para termos um Grupo Coral a representar Peniche, tenham que ser os próprios a pagar as despesas inerentes ao facto de cantarem e bem, representando uma terra que se está marimbando se todos podem arcar ou não com essas despesas. Tirem-me deste filme.
 
 
 


3 comentários:

  1. Segundo o que sei o som e luzes foram oferta e nem um agradecimento. Senhor carlos preocupe-se com coisas realmente importantes

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo ou amiga anónimo ou anónima. Excepcionalmente vou responder a este comentário; este blog foi iniciado no dia 24 de Outubro de 2012 e até hoje jamais escrevi alguma coisa que não fosse verdade e já lá vão 1.810 páginas. O que escreveu no seu comentário É FALSO.E posso provar que é falso. Isso de algum cérebro querer "picar" escondendo-se no anonimato não é honesto. Pode voltar a responder mas só se assumir a sua identidade. São os Coralistas que vão pagar essa despesa.

    ResponderEliminar
  3. enfim não só a cultura sobre desse mal, também pertenço a uma equipa desportiva, que leva o nome de Peniche a muito lado, e todas as despesas são pagas pelos próprios atletas, e apenas parte dos equipamentos foram pagos com ajuda de patrocinadores, seria uma ideia para o grupo coral, não sei se possível, mas não é por isso que me ando a lamentar, é que a cultura em portugal tem uma grande dependência de subsídios e no meu ponto de vista não deveria ser assim, terão que se encontrar maneiras de tornar a actividade sustentável, e alem disso penso que ninguém ande nesse grupo coral obrigado, mas sim por gosto por isso não vejo o porque de tanta celeuma, não pode haver subsídios para tudo e todos, acho até que até existem é subsídios a mais.

    ResponderEliminar