quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PERIGO NO QUEBRADO.

Não sei, mas adorava saber, o que passará pela cabeça de certas pessoas, desatarem a fazer obras sem sentido por este Portugal afora. Digo-o, sem constrangimento, pois a verdade está à vista. Ontem era comentada a obra feita no Quebrado - Peniche e aparentemente necessária. O certo é que a maré foi de 3,80 m, quando em Setembro e Outubro chegou aos 3,90 m e esta obra ainda não estava feita. Nunca ninguém tinha visto o mar, com igual intensidade e vento, galgar com tal violência a estrada e a rampa como sucedeu ontem. O mar, ao chegar àquela rampa, ganha velocidade e força. Como eu, muitos gostariam de entender a razão de ser da obra. Foi para alindar o espaço? Foi para proteger os bens e os arrumos dos pescadores? Que entidade estudou e aconselhou a obra? Fico apavorado, quando alguém faz uma obra e logo a seguir vai remendar o trabalho feito. Os temporais ainda nem começaram e a julgar pela amostra, tenho pena daqueles que necessitam daquele local e daquela rampa para usarem as suas embarcações em segurança. Agora, com o efeito circular do mar, a faina torna-se muito mais perigosa e imprevisível.









7 comentários:

  1. Ó Sr. Fua, quando fala assim do mar até parece que é de Alcochete e que não teve já um barco.
    Então na maré anterior de 3,90 o estado do mar foi igual? Agora foram fechadas várias barras e a Marinha fez uma nota à imprensa a avisar as pessoas para não se aproximarem da costa. Publique lá as fotos dos anteriores temporais nesta praia para vermos até onde o mar chegou anteriormente.

    Cumprimentos,
    João Vilela

    ResponderEliminar
  2. infelizmente neste pais ainda ha algumas faculdade de burrologia e a avaliar por esta obra quem a desenhou tirou nota maxima. Estava na cara que isto ia acontecer so que agora em piores condições pois vai criar retenção da água na estrada e nos terrenos anexos pois a drenagem natural ficou comprometida, e espero que não venha a causar danos mais graves

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi, assim como várias pessoas de Peniche de Cima, como o mar “corre” e aumenta velocidade quando atinge aquela rampa. Apenas isto e nada mais. Palpita-me que os estudos desta situação ficaram por fazer. Aproveito para relembrar que nunca publiquei, nem voltarei a publicar comentários anónimos. Eu dou a cara pelas minhas opiniões e convicções. Isto não significa que sou detentor da verdade. Aceito, aliás sempre aceitei a opinião de terceiros, desde que identificados.

      Eliminar
    2. Como tem sido hábito em Peniche o mais certo é virem dizer que esta é apenas a primeira fase da obra.A segunda será feita quando o mar destruir a primeira.

      Eliminar
  4. Fotos de situações anteriores, para que cada um tire as suas próprias conclusões:

    http://terrademaresol.blogspot.pt/2014/02/a-violencia-do-mar-em-peniche-1.html
    http://pinturasempeniche.blogspot.pt/2014/02/o-mar-sempre-fez-das-suas.html
    http://pinturasempeniche.blogspot.pt/2014/02/o-mar-sempre-fez-das-suas-cont.html

    Com os Meus Melhores Cumprimentos,
    Manuel Salvador Franco

    ResponderEliminar
  5. se calhar era melhor de se ter deixado como estava que era para o mar levar a estrada e tudo.numca nimguém está contente com o que se faz nesta terra.

    ResponderEliminar