terça-feira, 11 de agosto de 2015

GAIVOTA - AVE PISCÍVORA – CARNÍVORA - HERBÍVORA

Por várias vezes alertei para a transformação que já se vinha a observar nas gaivotas em Peniche e vários foram os mail’s recebidos por “técnicos” e “especialistas” dizendo que eram esporádicos e não havia necessidade de causar alarmismos. Não me compete a mim desmentir o desmentido. É reconhecido por estes lados que, as gaivotas estão muito mais agressivas e perigosas para o próprio ser humano. Há ruas numa zona de Peniche, onde é perigoso percorre-las em passo de corrida. São atacados pelas gaivotas em voos rasantes. Há outros locais onde os “perigosos pombos” são chacinados perante o olhar incrédulo das pessoas e em particular das crianças ali presentes. NO Jardim Municipal. As fotos e o vídeo são bem exemplificativos. É extremamente perigoso ir ao telhado de casa fazer limpeza de algeroz ou qualquer outro arranjo. Perguntem aos pedreiros de Peniche. Já não temos lixeiras a céu aberto, nem os barcos de pesca descarregam como antigamente. Então qual a causa do continuado aumento desta população de aves carnívoras-piscívoras-herbívoras denominadas gaivotas? Todos nós em Peniche sabemos. Quem são e qual a razão.


2 comentários:

  1. Gaivotas são animais Omnívoros e bastante oportunistas. E normal para um animal com estas qualidades atacar um animal que esteja num estado fraco mesmo que por norma não o façam se este estiver saudável. de qualquer forma não vejo de que maneira possamos responsabilizar alguém por isto.

    ResponderEliminar
  2. "A maioria das gaivotas, particularmente as espécies de Larus, fazem o ninho no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade."

    ResponderEliminar