sexta-feira, 15 de maio de 2015

MAU MAU, MARIA.

Isto agora é muito complicado. O texto que se segue foi retirado de http://balzaca-coisasnaturais.blogspot.pt/ e o que aqui está escrito é demasiado grave para ficar por aqui. A ser verdade, e pelo que já consegui apurar é mesmo verdade, confirmado por amigos que à Ilha se dirigiram para passar um belo dia, não fosse terem encontrado “bué” de ratoeiras desde o “chamado” Parque de Campismo até ao Farol. Por ali trabalhei durante 11 anos e nunca tal tinha visto. Estou certo que a entidade responsável ou as entidades responsáveis terão uma palavra a dizer. Aguardemos. Então lá vai o texto:
Esta foto ilustra o que se está a passar numa Reserva Natural, onde alguém mandou matar efectivos da população relíquia de Rattus rattus (rato-preto), que desde há umas centenas de anos terá chegado à ilha e aí se estabeleceu com sucesso e equilíbrio. Jean Dorst, director do Museu de História Natural de Paris, segundo presidente da Fundação Charles Darwin para as Galápagos, vice-presidente da Comissão de Protecção das espécies ameaçadas da UICN, autor do paradigmático “Antes que a Natureza Morra”, afirmou que só por esta população a Berlenga merecia ser Reserva Biogenética! 
Não perturba nenhuma população, excepto os invasores humanos que teimam em encher a ilha de lixo. O plano de ordenamento da Berlenga salienta a grande importância científica da população e estudos recentes da SPEA, feitos com o recurso a fotografia activada por movimento, dão para este roedor uma percentagem de responsabilidade no disparo das câmaras de apenas 0,113%, sem que se tenha observado algum acto de predação e com apenas um ovo eventualmente predado. Aliás, a população de Cagarra subiu imenso nos últimos 20 anos!!

Então porque raio se está a matar esta população, ainda por cima com um tóxico proíbido?? Quem autorizou este crime? Quem vai ser responsabilizado por esta matança? Sabem que o tóxico pode entrar na cadeia alimentar? E se um humano for afectado?

Aceitam-se propostas de respostas a estas questões (outras se seguirão....)



http://balzaca-coisasnaturais.blogspot.pt/




2 comentários:

  1. Se o senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche diz para não contarem com ele para mandar matar as gaivotas, porque terá ele uma opinião diferente sobre uma actuação idêntica para com a população dos ratos? Será ignorância? Não acredito! Certamente que o senhor Presidente, a Reserva ou ambos, terão uma boa explicação científica ou pseudo-científica para o que relatas.

    Não são as gaivotas ratos com asas e propagadoras de doenças? Porquê a obstinação de não querer colaborar na redução da sua população e que põe em risco também outras espécies de aves? Onde há demasiadas gaivotas, acaba por não conseguirem sobreviver outras espécies de aves, até aquelas que a reserva quer proteger. A fauna e a flora são as primeiras vítimas das gaivotas. Quantos registos existem de ataques feitos pelos ratos aos visitantes da ilha? Quantos ataques de gaivotas, cabeças rachadas e evacuações forçadas de visitantes da ilha acontecem por causa das gaivotas? Responda quem souber. Eu não sei.
    Mas sei que:
    - "Algo se passa no reino da Dinamarca. O reino da Dinamarca está podre".

    ResponderEliminar
  2. Pois!
    Como reconhecido "berlengueiro" que és, sabes bem qual é a praga que infesta a Berlenga.
    Deixem-se de m**das. Acabem com os ratos-mordomos, os ratos-privilégios e os ratos-excepções.
    Deixem-na ser uma Reserva Natural!
    Deixem a Berlenga SER uma Reserva Natural

    ResponderEliminar