terça-feira, 8 de julho de 2014

CRUZ "COMO CRISTO AMOU A IGREJA"

Depois de tudo o que já se escreveu sobre esta Cruz, sinto uma enorme dificuldade em dizer algo diferente. Não que fosse impossível, mas porque entendo que outros escreveram melhor do que eu sobre esta Cruz. Tal como escrevi anteriormente e como a maioria de vós sabe, trabalhei durante anos a fio em Roma fazendo as férias/doenças de colegas meus. Apenas com dois voos por semana o que mais me sobrava era tempo e embora à época, não estivesse tão perto de Deus, estava suficientemente perto para ser atraído para o Vaticano onde estive, no mínimo, uma dúzia de vezes. Depois de conhecer a Cidade de Roma era ali que passava a maior parte do meu tempo de lazer. Ali encontrei obras dos maiores mestres da pintura, da escultura, da escrita, das Artes, mas nenhum de nós conheceu os seus autores. Agora, podemos afirmar que, no Vaticano existe uma Obra Escultórica cujo autor e co-autor estão vivos.Trata-se do Escultor Carlos Oliveira e do co-autor Padre Miguel Pereira. O meu primeiro contacto com esta Cruz foi nas Caldas da Rainha, no Encerramento da Visita Pastoral de D. Nuno Brás à Vigararia Caldas/Peniche . Não fiquei suficientemente perto mas consegui, acho eu, uma bela foto. O melhor estava para vir quando essa mesma Cruz veio-o até nós e esteve exposta na Igreja da Misericórdia. Aí sim o meu coração bateu forte e fundo. Quase Amor à primeira vista. Esta Cruz, na minha opinião, tem algo de sublime. Tem algo que nunca consegui adjectivamente definir. Hoje ao observar esta imagem do Papa Francisco junto à Cruz e olhando para a sua expressão, finalmente percebi que esta Cruz tem tudo a ver com a nossa Fé, com a nossa Entrega ao próximo e com a nossa Esperança num Mundo melhor.







 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário